A costureira Lourdes Aparecida Bertolo Broglia, 76 anos, trabalha há 30 anos com conserto de roupas. Recentemente, precisou comprar uma máquina de costura industrial para o reparo de roupas mais grossas, como o jeans, mas não tinha o dinheiro para o pagamento à vista. Lourdes então contou com a ajuda do Banco do Povo Paulista para resolver a situação.
“Em 15 dias, tudo estava resolvido. Consegui o empréstimo para a compra da máquina e fiz a aquisição. Sem o Banco do Povo eu até conseguiria, mas, não com essa facilidade. Esta já é a segunda vez que conto com a ajuda da agência para meu empreendimento”, disse a costureira.
O Banco do Povo Paulista oferece empréstimos para microempreendedores, sejam eles formais ou informais, com valores que variam de R$ 3 mil a R$ 25 mil, dependendo da linha de crédito. A agência, do Governo do Estado, tem parceria com a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert).
Somente em julho, mais de 30 contratos foram fechados para linhas de crédito. Em Catanduva, são aproximadamente 4.500 microempreendedores que podem contar com essa facilidade.
É o caso da empresária Taís de Amo Affonso, 28 anos, que se mudou para a cidade há cerca de um ano. “Vim de Itajobi e abri um espaço de vida saudável aqui, na mesma área em que já atuava. Precisei ampliar o estoque em razão da demanda ser maior aqui, e tive que comprar alguns equipamentos. O Banco do Povo Paulista foi muito útil neste sentido, principalmente por conta dos juros baixos e das facilidades oferecidas a microempreendedores”, ressalta.
A ação visa à geração de emprego e renda por meio da concessão de crédito para o desenvolvimento de pequenos empreendedores. Podem ser financiados: abertura e regularização de empresas, compra de mercadorias e matérias-primas, compra e conserto de máquinas e equipamentos, compra e conserto de automóveis e motocicletas, compra de animais e insumos agrícolas.
“O Banco do Povo oferece créditos com apenas 0,35% de juros ao mês. Entretanto, o empréstimo está sujeito à aprovação”, informa o secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano.
Serviço
O Banco do Povo Paulista está localizado no Poupatempo de Catanduva, na avenida Comendador Antonio Stocco, 537, no Joaquim Lopes. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.
Informações pelo telefone (17) 3531-9798 ou www.bancodopovo.sp.gov.br.
Fonte: Assessoria/Prefeitura